“A moda é uma expressão coletiva, um processo de construção e conexão entre as pessoas, o poder das mãos que criam, valorizam as trocas de experiências e fortalecem as ligações, trazem à tona o poder do humanizar”.
Chapecó, 29 de novembro de 2024 – Na noite de quinta-feira (28), o Pollen Parque Científico e Tecnológico foi palco do 14° Uno Fashion Day, este ano com a temática ‘Humanizar: Tecer é Humano’. O desfile, que acontece como marco de finalização do curso de Moda aos formandos, teve como pilares essenciais a valorização da inteligência criativa e humanizada em moda, a criação e fortalecimento da identidade fashion regional e as conexões com o mercado profissional.
De acordo com a coordenadora do curso e diretora criativa do desfile, professora Rachel Quadros, a temática foi escolhida diante um cenário em que as conexões estão se tornando cada vez mais distantes. “E aí está faltando as relações profundas de toque humano. Por isso o símbolo desse ano são as mãos, as conexões restaurativas, as relações humanas que se conectam para buscar respostas, soluções, regeneração, a fé, sobre a fé das pessoas acreditarem no propósito de estarem aqui”, aponta.
A partir de análises de cenários de macro tendências, por meio do World Global Style Network (WGCN), entende-se que cada vez mais os consumidores do futuro querem conexões genuínas, verdadeiras e sentem a falta do toque humano, o toque real, não o toque virtual. Neste entendimento, nasceu o caminho para o processo criativo do desfile que conta com três fases: A fé: o alimento da alma criativa; As emoções humanas: os caminhos de cura regenerativa; O bálsamo da conectividade: as conexões restaurativas.
“Dentro dessas fases existem palavras chaves, cada uma dessas palavras chaves tem representatividade de conceito, espiritualidade, fé, crença, propósitos e de conexões, sejam elas restaurativas ou o elixir da vida, que é o sentido do porque a gente está aqui neste plano nesta terra em conexão com o divino”, conta.
O desfile contou com três looks conceituais para abertura de cada fase, onde a criação foi realizada em grupos; e 32 looks, desenvolvido por oito estilistas. Cada formando desenvolveu quatro looks de sua ‘coleção cápsula’, direcionadas e imersas em cada fase. “Os estudantes criaram as suas narrativas dentro de um contexto maior que é o direcionamento criativo e as fases que vão guiando cor, forma, textura, silhueta, aonde eles desenvolveram todo o processo criativo, narrativas e histórias contadas a partir destas escolhas”.
Quem realiza
Samara Corrêa Prudente, acadêmica do oitavo período em Moda, é ligada à moda desde pequena. Influenciada pela avó, que costurava, e tias, que trabalhavam em áreas da moda e confecção. “Moda é o que quero fazer, meus olhos brilham e era um sonho a realizar, não me vejo fazendo outra coisa se não trabalhar com moda”, afirma.
A formanda terá sua coleção ‘Essências do Redentor’ tem foco na primeira fase, ‘A Fé’, tema que considera como um presente, pois “retrata sentimentos e sensações que eu acredito, que vem além da alma, falar de fé é uma grande inspiração para mim”. Para Samara, fé é primordial para realizar sonhos, sonhos, estes, que tecem a moda. Sua coleção aborda este tema, bem como a espiritualidade e a fé cristã.
“Para mim, o Uno Fashion Day representa o fim de uma era para uma nova trajetória, novas portas e novos caminhos a seguir. Novas experiências e, em especial, a realização de um sonho, saber que consegui chegar até aqui com muito esforço e dedicação”.
Para a formanda Ketlyn de Oliveira, a conexão com a moda também teve início na infância. Desde pequena achava o universo fashion fascinante, ao longo do tempo, em meio a descobertas e novos caminhos, descobriu que o interesse não era passageiro e seria a profissão que gostaria de trilhar.
“Minha coleção, ‘Âmago entre Fragmentos’, foi inspirada na busca por conexões restaurativas e na ideia de que a moda pode ser um bálsamo para os sentimentos e emoções. O tema surgiu a partir da reflexão sobre a importância de nos conectarmos com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor”, aponta.
Em suas peças, Ketlyn explorou assimetria e texturas que representassem fragmentos e conexões. Para a estudante, a moda é um dos maiores meios de expressão, história e conexão; uma forma de traduzir as emoções que vai além do visual. Em sua visão, a moda é arte, comunicação e construção social, é poder transformar o que sentimos em algo tangível.
“O Uno Fashion Day é um marco na minha trajetória, tanto acadêmica quanto pessoal. É a oportunidade de materializar tudo o que aprendi e vivenciei ao longo da minha graduação, mostrando não apenas uma coleção, mas a essência do meu trabalho e da minha visão criativa. Além de ser uma ótima oportunidade para se lançar no mercado de trabalho, conectando-se com o público e outros criadores. O Uno Fashion Day representa o fechamento de um ciclo de muito aprendizado e ao mesmo tempo, o início de outro cheio de possibilidades”, conclui.
Quatorze anos de história
Pioneiro em eventos de grande porte em moda na região, o Uno Fashion Day completa quatorze anos de trajetória em 2024. Neste período, em meio a batalhas por credibilidade, reconhecimento e profissionalismo, 213 acadêmicos desenvolveram 967 looks para o desfile final. Este ano, ao passo da inovação, o local escolhido foi o Pollen Parque, que, para a professora Rachel, carrega a mensagem da tecnologia, inovação, do ser diferente, do ser pioneiro e surpreendente.
‘Conexões’ foi a palavra escolhida pela coordenadora para representar o Uno Fashion Day 2024, uma vez que o desfile retrata o poder em estarmos “de mãos dadas”, caminhando juntos.
“Nós já estamos há 14 anos nessa estrada, então o Fashion Day tem 14 anos de história. É muito aprendizado ao longo desses anos, tanto de descoberta de profissionais de diferentes áreas da moda. Um desfile, um evento grandioso de moda, envolve muitos profissionais, desde o filmmaker ao beauty artist, que cuida da beleza, a própria modelo em si, dos fotógrafos a quem desenvolve a parte da infraestrutura. É um universo de um mercado profissional que está em ascensão, cada vez mais cresce na região. A gente percebe que as marcas de moda da nossa região abraçam, de fato, o Fashion Day como um grande evento profissional de moda e que apresenta novos talentos de moda da região Oeste de Santa Catarina”, memora Rachel.
Emocionada, a coordenadora aponta o evento como o gran finale de um ciclo, onde são apresentados a comunidade novos criadores de moda. Ressalta, ainda, que o curso é único na região oeste do estado, e entrega qualidade e profissionalismo ao mercado. “Além de tudo, apresenta novos talentos, mas o objetivo maior do Fashion Day, claro que é potencializar talentos criativos, olhando para o universo da criatividade e também tem o intuito da gente valorizar as criações de moda da nossa região, porque a gente tem parceiros que são empresas de moda que acreditam nesse evento”, finaliza.
Participaram do momento, a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, professora Andréa de Almeida Leite Marocco, docentes, acadêmicos de Moda, amigos e família.
Professores Responsáveis: Profª Rachel Quadros, Prof. Rafael Felipe da Silva, Profª Fernanda Schnorr Grando, Profª Ieda Correa.
Direcionamento Criativo Humanizar: Tecer é Humano: Profª Rachel Quadros na disciplina de ABEX VI – Projeto de Coleção.
Estilistas: Andressa de Jesus; Francirlândia Maria Andreola; Gabriela Griseldi Vogel Muller; Ketlyn de Oliveira; Maria Eduarda Hammerschmidt Batista; Rodrigo Hackenhaar; Samara Corrêa Prudente; Yasmin Gomes de Freitas.
===
Texto e fotos: Ionara Virmes / AI Unochapecó.