4ª Fórum ELI reúne agentes de inovação de Santa Catarina no Pollen Parque

2  min

Na última quarta-feira (29/02), o Pollen Parque Científico e Tecnológico da Unochapecó recebeu a quarta edição do Fórum do Ecossistema Local de Inovação, o ELI. O evento, realizado em parceria entre a Instituição e o Sebrae/SC, debateu temas como os desafios dos ecossistemas de inovação em 2024 e as conexões com a Jornada do Empreendedorismo Inovador. Mais de 100 gestores e agentes de inovação de todo o Estado participaram do fórum, promovendo um ambiente de networking e geração de insights positivos.

O diretor do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello, demonstrou satisfação em sediar o fórum e fez questão de salientar as trocas promovidas pela reunião de tantas mentes inovadoras em um dia inteiro de integração. “Para o Pollen Parque, é um privilégio receber representantes de ecossistemas de inovação de todo o estado, profissionais, gestores de incubadoras da Rede Miditec/Acate, da Rede Catarinense de centros de inovação, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, gestores do Sebrae de todo o estado. Nesse espaço, estamos promovendo debates sobre a evolução da tecnologia, ciência e inovação, trocando experiências valiosas, e visualizando como podemos aprender e melhorar com práticas que acontecem em locais que estão em diferentes níveis de maturidade”, destacou o professor.

Conhecido pela missão de desenvolver laços fortes entre os players mais importantes do cenário dos Ecossistemas de Inovação, partindo desde universidades até startups, o Fórum ELI proporcionou trocas de ideias que podem causar impacto até mesmo em outras regiões do estado. “As conexões geradas aqui poderão ser levadas a outras cidades, potencializando o empreendedorismo e inovação. A parceria com o Sebrae/SC nos oferece muita segurança em saber que estamos em um caminho promissor para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, finalizou o diretor Barichello.

Encontro de gestores da Rede Miditec também movimentou o Fórum ELI

Além das atividades do Fórum no dia 29, os espaços do Pollen Parque foram movimentados também pelo encontro de gestores da rede Miditec, que abrange incubadoras tecnológicas em Santa Catarina. O encontro, marcado para os dias 27 e 28 de fevereiro, teve como anfitriã a Incubadora Tecnológica da Unochapecó (INCTECh) e reuniu representantes de centros de inovação de todo o estado.

A coordenadora do INCTECh, professora Francieli Pastre, afirmou que o encontro deste ano cumpriu objetivos e ampliou a integração entre tais hubs inovadores. “A expectativa desse encontro era de sair daqui com um produto entregue. A nossa pauta era a definição do planejamento de 2024. Para a nossa alegria, o objetivo foi contemplado, e com o grande grupo conseguimos definir esses objetivos por meio de uma nova plataforma, vinda de uma startup da nossa incubadora. O ganho é sempre enorme na troca de experiências”, explicou.

A docente também destacou que encontros como esse reafirmam o progresso constante do ecossistema de inovação de todo o estado. “Cada incubadora possui um nível de consolidação, algumas são mais experientes, outras estão aplicando outras tecnologias, mas todas com o mesmo propósito. Por isso, essas trocas geram excelentes insights para implementação de novos projetos para fortalecer cada vez mais a rede”, concluiu a coordenadora.

Compartilhe

Estudante e professor da Uno realizam imersão acadêmica na Espanha

Governador Jorginho Mello inaugura laboratórios para pesquisa avançada

Pollen Parque da Unochapecó é palco do Medtech Summit

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades sobre o Pollen Parque Científico Tecnológico!

    Deseja receber e-mails sobre os serviços do Pollen? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.