Idealizado em parceria com o poder público e mantido pela Unochapecó, o Pollen Parque foi desenvolvido para ampliar o envolvimento da universidade com a comunidade e transformar a região numa referência em desenvolvimento econômico e científico.
Nossa missão é transformar o cenário econômico e científico e potencializar o crescimento regional. Isso acontece através da produção e disseminação de conhecimento, da qualificação de mão de obra e do valor agregado à produção local.
No Pollen, profissionais de todas as áreas se reúnem para atuar em uma variedade de projetos com a finalidade de criar soluções otimizando processos ou desenvolvendo novas tecnologias. Passam por aqui o estabelecimento de novas matrizes produtivas, a edificação de uma cultura empreendedora e o fortalecimento de um ecossistema de inovação.
A interação entre universidade, empresa, governo e sociedade civil impulsiona o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento.
Essa abordagem, chamada de "hélice quádrupla", promove a inovação, o empreendedorismo e redes colaborativas, trazendo benefícios como competências científicas e vantagens competitivas.
A Unochapecó é uma instituição comunitária, profundamente identificada com o desenvolvimento regional e muito atenta às necessidades da população
e das organizações situadas em sua região de abrangência.
Nascida da iniciativa de lideranças locais, com o intuito de garantir a oferta de educação à população da região, há 52 anos vem contribuindo ativamente com o desenvolvimento
do Oeste catarinense, por meio da formação de profissionais qualificados, da educação continuada para profissionais
e lideranças, da produção e publicação de novos conhecimentos, do desenvolvimento de ações comunitárias voltadas à promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural, esportivo e da saúde, além de ações de assistência social.
Nos últimos anos, a Unochapecó vem priorizando investimentos na sua modernização e na sua aproximação com o setor produtivo e com as organizações sociais, aprimorando seus instrumentos de apoio ao desenvolvimento, com foco na inovação tecnológica, na agilidade e na qualidade dos serviços que presta e na transformação das pessoas como um modo privilegiado de promover o desenvolvimento.
O Pollen Parque Científico e Tecnológico é um dos 15 centros de inovação que fazem parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Essa Rede é uma iniciativa do Governo do Estado para colocar Santa Catarina em evidência no cenário nacional e internacional, e faz parte de um esforço conjunto para a diversificação da matriz econômica estadual.
A Rede Catarinense de Centros de Inovação é um projeto desenvolvido desde 2008, e tem intenção de desenvolver e tornar os Centros de inovação capazes de atuar como “hub de inovação regional”, ou seja, um local de referência para quem busca soluções para empreender e inovar.