Docentes da Unochapecó participam de capacitação no Pollen Parque

3  min

Incentivar a formação superior com foco na inovação é uma das características da Unochapecó, instituição que recentemente foi reconhecida como a 9ª universidade mais empreendedora do Brasil. No processo de capacitar a comunidade acadêmica para a aplicação prática e inovadora do conhecimento, o Pollen Parque Científico e Tecnológico é um importante ponto de conexão. O ambiente empreendedor proporcionado pelas estruturas presentes no Pollen Parque se destaca por encorajar a autonomia e a criatividade em diferentes níveis.

Pensando em fomentar o uso das ferramentas de inovação na sala de aula, o Pollen Parque recebeu os docentes da Unochapecó para a segunda edição do Desbravador Master. O evento reuniu diversas áreas do conhecimento visando transformar boas ideias em potenciais negócios inovadores por meio da interação interdisciplinar. A atividade ocorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro, quinta e sexta-feira, e encerrou a programação do XXI Ciclo de Estudos Docentes deste semestre na instituição.

De acordo com a coordenadora da Incubadora Tecnológica da Uno e orientadora do Desbravador Master, professora Francieli Pastre, a imersão no empreendedorismo é a grande característica da atividade. “A dinâmica geral do Desbravador Master é composta por uma trilha de inovação, na qual os professores passam pelas etapas de desenvolvimento utilizando de ferramentas ágeis e mão na massa. A ideia é que os professores possam replicar esta metodologia em sala de aula, em qualquer área do conhecimento. Os participantes têm em mãos uma grande inspiração para suas disciplinas, ABEx e projetos interdisciplinares”, explica.

Metodologia de imersão

Para alcançar o objetivo do evento, os docentes foram organizados em equipes, orientadas em seis diferentes fases produtivas. A jornada começa com a validação dos problemas a serem solucionados, e parte para o estudo de mercado. Em seguida, a equipe reúne ideias em um brainstorming e inicia a prototipação das soluções encontradas. A monetização do projeto e modelo de negócio são desenvolvidos na sequência para, por fim, serem apresentadas na forma de um pitch para uma banca de jurados. Todo o processo é validado por mentores especialistas.

Nesta edição, a banca de jurados foi composta pelo professor Rodrigo Barichello, Diretor do Pollen Parque; professor José Alexandre De Toni, Vice-reitor da Unochapecó; Helon Rebelatto, Presidente da ACIC; Márcio Muxfeldt, Presidente do Deatec/Acate, e Milena Nandi, Coordenadora de projetos da Fapesc.

O professor Duilio Pedro Schaefer Júnior, da Escola de Gestão e Negócios da Unochapecó, participou do Desbravador Master como mentor. Para ele, as ferramentas inovadoras em sala de aula promovem o engajamento de forma mais significativa, desenvolvendo a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. “Essa atividade fecha o Ciclo Docente com chave de ouro, possibilitando aos professores experienciar metodologias ágeis, dinâmicas, networking, além da premiação e das possibilidades de desenvolvimento de novos negócios. Implementar a inovação no processo de ensino-aprendizagem prepara os alunos para os desafios do mundo contemporâneo”, destaca.

Conexão entre pesquisa e setor produtivo

Com o propósito de intensificar o diálogo entre a universidade e o desenvolvimento regional, o Pollen Parque é um importante catalisador de boas ideias e conexões. Profissionais de diferentes áreas do conhecimento encontram no Pollen o impulso necessário para quebrar paradigmas e inovar. De acordo com o Diretor do Pollen Parque, professor Rodrigo Barrichello, a realização do Desbravador Master junto aos docentes da Unochapecó simboliza esta estratégia.

“Ao iniciar o semestre letivo recebendo os docentes para vivenciar o empreendedorismo na prática, fortalecemos não apenas o compromisso com a excelência acadêmica, mas também com a formação de docentes capazes de guiar os futuros profissionais em meio aos desafios contemporâneos. Ver nossos docentes imersos nesse ambiente colaborativo e dinâmico, explorando novas abordagens pedagógicas e levando a inovação para dentro das salas de aula, é motivo de grande satisfação”, ressalta o Diretor.

Nos dias 5 e 6 de abril, o Desbravador voltará a movimentar o Pollen Parque – agora, com foco nos estudantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site da Unochapecó.

Compartilhe

Estudantes participam de formação para o empreendedorismo no Pollen Parque

Pollen Parque e Unochapecó participam do 3º South Summit Brazil

4ª Fórum ELI reúne agentes de inovação de Santa Catarina no Pollen Parque

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades sobre o Pollen Parque Científico Tecnológico!

    Deseja receber e-mails sobre os serviços do Pollen? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.