Chapecó, 16 de dezembro de 2024 – Ao buscar fortalecer o intercâmbio de conhecimento a Unochapecó, por meio de múltiplas instituições parceiras, objetiva a inovação do saber e da experiência. Neste percurso, o estudante do Doutorado em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI), Henrique Azevêdo Carvalho, e o professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA) e de Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI), Rodrigo Barichello, conquistaram a oportunidade de participar de uma imersão na Ramon Llull University e no La Salle Technova, parque de inovação tecnológica, em Barcelona (ES).
A parceria entre a Unochapecó e a Ramon Llull University/La Salle Technova Barcelona visa intensificar o compartilhamento de experiências acadêmicas e culturais, possibilitando com que estudantes e docentes experienciem práticas inovadoras no ensino superior. Durante três meses, Henrique (outubro a dezembro) e Rodrigo (dezembro a fevereiro) estarão sob a orientação do professor Josep Miquel Piqué Huerta, presidente Executivo da La Salle Technova Barcelona, e atuarão nas pesquisas sobre parques científicos e tecnológicos, visando impulsionar a inovação e fomentar o desenvolvimento de excelência na região.
De acordo com o professor Rodrigo, que está realizando o pós-doutorado com pesquisas voltadas ao ecossistema de inovação, empreendedorismo e a relação com a inovação aberta, estar envolto a este universo é uma oportunidade única. Parte de sua pesquisa envolve um estudo em colaboração com o professor Piqué, da evolução da governança do Distrito @22Barcelona, centro de inovação o qual segue o mesmo modelo executado no Pollen Parque Científico e Tecnológico.
“A expectativa é que esta experiência não só amplie os horizontes acadêmicos, mas também traga benefícios diretos para a Unochapecó, com a introdução de novas metodologias de ensino e pesquisa e também possibilidades de atualização e novos programas para o Pollen Parque”, sublinha.
Durante a imersão, serão desenvolvidas diferentes atividades acadêmicas, como workshops temáticos, seminários com especialistas locais, projetos colaborativos com estudantes e professores da La Salle, visitas a laboratórios e instalações de pesquisa de ponta, e interação in loco ao Distrito de inovação @22 Barcelona. Henrique, orientando do professor Barichello, também considera a experiência como uma oportunidade única, uma vez que terá acesso a recursos de ponta e especialistas renomados em sua área de estudo.
“Ao me inscrever e ser aprovado no edital Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, tive todo apoio institucional da Unochapecó para esta caminhada. Ter a oportunidade de viver em Barcelona durante esse período é extremamente importante para minha jornada acadêmica. Tenho a oportunidade de interagir com pesquisadores de todo o mundo, discutindo sobre nossas pesquisas e aprendendo com as suas realidades. Outro ponto positivo é o fato de viver numa cidade referência em criatividade, que é um dos maiores cases de inovação do mundo. Toda essa experiência cultural e acadêmica será um importante marco em minha vida.”
===
Adaptação: Ionara Virmes, com informações de Rodrigo Barichello;
Fotografias: arquivo pessoal Rodrigo Barichello.