No último final de semana, o Pollen Parque Científico e Tecnológico recebeu o Desbravador Uno Startup, evento de imersão no empreendedorismo com foco nos estudantes da Unochapecó. Baseado na metodologia do Startup Weekend Corporate, o evento oferece uma experiência de integração entre áreas do conhecimento e de planejamento de negócios inovadores.
Estudantes de todas as Escolas do Conhecimento participaram da imersão. Ao todo, foram 12 horas de orientações, mentorias, ferramentas e banca avaliadora. O evento iniciou na sexta-feira (05/04), com palestra de abertura e formação dos times, e seguiu durante todo o sábado (06/04) até a premiação dos vencedores.
De quebra, além de conhecer na prática a criação de uma startup, os participantes contam com o incentivo da Instituição para gerar inovações. “É importante que os estudantes percebam que são peças fundamentais no ciclo da tecnologia e da inovação, e saibam que podem contar com o Pollen Parque em todas as etapas do desenvolvimento de novos negócios”, destaca o diretor do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello.
Para o professor Duílio Pedro Schaefer Júnior, facilitador e mentor do evento, a meta foi cumprida com sucesso. “O Desbravador Uno Startup atendeu aos objetivos, possibilitando o acesso dos acadêmicos da Unochapecó à metodologias e ferramentas ágeis para fomentar a inovação nas diversas áreas de conhecimento. Este projeto desenvolve o espírito empreendedor em nossos acadêmicos e fortalece, ainda mais, o DNA empreendedor da nossa Universidade que é destaque nacional como Universidade Empreendedora”, garante.
O docente, que atua na Escola de Gestão e Negócios, também comenta que as ideias fomentadas no Desbravador têm potencial para impactar a comunidade. “A temática trabalhada nesta edição do Desbravador também se conecta com nosso papel comunitário, ao abordarmos inovação social, foi possível promover a conexão entre áreas do conhecimento e acadêmicos de cursos distintos pensaram juntos em soluções para o contexto social com possibilidade de geração de novos negócios”, conclui.
Case inspirador do evento teve origem no Startup Weekend
Entre os cases de sucesso apresentados aos participantes do Desbravador, o destaque ficou para a startup Meu Bom Velhinho, uma plataforma de serviços voltada ao cuidado com idosos, negócio estimulado pela Incubadora Tecnológica (INCTECh). Um dos fundadores da startup é Renan Willian Costa, estudante de Administração da Unochapecó.
Para Renan, a metodologia de aplicação das ferramentas é uma ‘velha conhecida’. Isso porque a Meu Bom Velhinho também nasceu durante um evento de imersão, o Startup Weekend. “A nossa startup começou justamente através de um evento realizado no Pollen Parque, em outubro de 2022. Então, durante todo o período de graduação, tivemos esse contato com o empreendedorismo e gestão de negócios. Hoje, temos um planejamento voltado para expandir esses negócios nacionalmente e as oportunidades que obtivemos aqui no Pollen foram fundamentais para atingir esses objetivos”, explica.
O Desbravador Uno Startup encerrou como um evento de aquecimento para a nova edição do Startup Weekend, que acontece no próximo final de semana, também no Pollen Parque. Baseado em uma metodologia global, o evento tem como objetivo promover as conexões e a inovação de forma prática a partir da criação de uma startup do zero, tendo como temática central é a aplicação de inteligência artificial.