Pollen Parque sedia evento estadual da câmara de TI da Acafe

3  min

Com o objetivo de conectar e impulsionar os setores de Tecnologia da Informação das Instituições de Ensino Superior, foi realizada, entre os dias 10 e 11 de março, a primeira edição do Go TI.IES. Organizado pela Câmara de TI da Acafe, o evento reuniu cerca de 70 profissionais de TI, representantes de 16 instituições catarinenses. Além de palestras e apresentações de cases de sucesso, o evento trouxe soluções inovadoras a partir de patrocinadores e proporcionou importantes trocas de experiências e networking.

Na abertura do evento, o gerente de TI da Unochapecó e coordenador da Câmara de TI da Acafe, Lissandro Hoffmeister, trouxe reflexões sobre a posição de destaque dos setores de tecnologia em meio à pandemia do Covid-19, principalmente nos anos de 2020 e 2021. O gestor também agradeceu aos demais membros da Comissão Organizadora do evento e fez um convite para que os profissionais olhem para o futuro com entusiasmo diante dos desafios que se apresentam.

“Se alguém ainda tinha dúvidas de que a tecnologia da informação é estratégica para uma Instituição de Ensino Superior, acredito que a pandemia deixou muito clara nossa missão. Essas áreas permitiram a continuidade de muitos negócios, e quem estava carente de recursos, seja pessoal ou tecnológico, sofreu muito e pode ter colocado em risco suas atividades. Tivemos conhecimento de muitas instituições no Brasil que tiveram suas aulas interrompidas. Nunca foi tão importante a aproximação das áreas de TI. Precisamos pensar grande, pensar ‘fora da caixinha’ e pensar em soluções realmente impactantes para os nossos negócios. Quando compartilhamos conhecimento, criamos atalhos que facilitam o nosso dia a dia. Nossas equipes reúnem todas as condições para impactar nossas instituições e nossas regiões no quesito tecnologia”, afirmou Hoffmeister.

Programação

O Go TI.IES teve início na sexta-feira (10), com a abertura oficial, que contou com a presença do Reitor da Unochapecó e presidente da Abruc, professor Claudio Jacoski, e da Reitora da Unesc e presidente da Acafe, professora Luciane Ceretta, de forma remota. A palestra de abertura do evento foi ‘Jornada do colaborador – Case Deliver IT’, ministrada por Renato Turk Faria e Paulo Roberto Garcia Junior. Em seguida, o professor Cledir Scopel, da Unochapecó, apresentou o case ‘Chromebooks: um fomento ao Raio X da turma’; e o professor Wagner Blauth, da Unesc, apresentou o case ‘Projeto de modernização do Sistema de Gestão Acadêmica’.

No segundo momento do dia, os patrocinadores Convert Company e Faritel também apresentaram seus cases de implementação tecnológica, qualificação profissional e aperfeiçoamento dos serviços. A última apresentação do dia foi o case ‘Transformação digital’, ministrado pelo professor Marcelo Pereira da Silva, da Univille.

As apresentações seguiram no sábado (11), com os cases: ‘Backup em ambiente Cloud: Unoesc + Zadara’, com o professor Mateus Lobor; ‘Uso de VDI como ferramenta auxiliar no ensino híbrido’, da UDESC; e ‘Modernização do backup’, com o professor Mário Tavares, da Univali. Também no dia ocorreu a apresentação do patrocinador Tech Dec. A palestra de encerramento do evento abordou as estratégias tecnológicas do segmento bancário brasileiro, e foi ministrada por Rodrigo Mulinari, de forma remota.

Fonte: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/pollen-parque-sedia-evento-estadual-da-camara-de-ti-da-acafe

Compartilhe

Final do Start Mais movimenta oeste e premia equipe escolar com projeto inovador

Unochapecó é reconhecida como a 9° universidade mais empreendedora do Brasil

Pollen Parque promove evento regional inédito sobre mobilidade elétrica

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades sobre o Pollen Parque Científico Tecnológico!

    Deseja receber e-mails sobre os serviços do Pollen? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.