Idealizado em parceria com o poder público e mantido pela Unochapecó, o Pollen Parque foi desenvolvido para ampliar o envolvimento da universidade com a comunidade e transformar a região numa referência em desenvolvimento econômico e científico.

Nossa missão é transformar o cenário econômico e científico e potencializar o crescimento regional. Isso acontece através da produção e disseminação de conhecimento, da qualificação de mão de obra e do valor agregado à produção local.  

No Pollen, profissionais de todas as áreas se reúnem para atuar em uma variedade de projetos com a finalidade de criar soluções otimizando processos ou desenvolvendo novas tecnologias. Passam por aqui o estabelecimento de novas matrizes produtivas, a edificação de uma cultura empreendedora e o fortalecimento de um ecossistema de inovação.

A interação entre universidade, empresa, governo e sociedade civil impulsiona o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento.

Essa abordagem, chamada de "hélice quádrupla", promove a inovação, o empreendedorismo e redes colaborativas, trazendo benefícios como competências científicas e vantagens competitivas.

Hélice Quadrupla

Conheça a jornada do Pollen até aqui

2008

Unochapecó implementa Política de Inovação e debate instalação de parque tecnológico em Chapecó no Seminário Sul-Brasileiro de Inovação.

2009

Universidade e instituições iniciam projeto de Desenvolvimento da Inovação no Oeste Catarinense com apoio da Fapesc.

2010

Ocorre uma missão para conhecer outras experiências de parques tecnológicos na região
da América Latina.

2011

Comitiva visita Barcelona para firmar parcerias e iniciar rede de Polos de Inovação em Santa Catarina.

2012

Após projeto aprovado junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a portaria N. 132/REITORIA/2012, de 12/12/2012, cria o Pollen Parque Científico e Tecnológico como parte da estrutura operativa da Unochapecó.

2013

Uma proposta de Plano de Gestão do Pollen Parque é entregue ao governo de SC e é concebido o projeto arquitetônico, posteriormente encaminhado ao governo municipal para o processo de licitação.

2014

Um terreno com mais de 2,2 mil metros quadrados, próximo à universidade, é cedido ao município pela Fundeste, para a construção do Pollen.

2015

Iniciam as obras do Pollen.

2021

Inauguração do Pollen já com 100% dos espaços ocupados e uma lista de espera de empresas de toda região, interessadas em fazer parte do ecossistema.

Espaço de sobra para inovar

Conheça a infraestrutura do Pollen
4.700 m² de área construída
6 pavimentos
Auditório
One stop shop
Sala de Eventos - Ático
Salão de eventos
E muito mais

Conheça nosso time de #beelievers

Leônidas Baptisteli
Leônidas Baptisteli
Programador Observatório
Leônidas Baptisteli
Programador Observatório
Rodrigo Savenhago
Rodrigo Savenhago
Gerente de Negócios
Rodrigo Savenhago
Gerente de Negócios
Cristiani Fontanela
Cristiani Fontanela
Coordenadora do NITT
Cristiani Fontanela
Coordenadora do NITT
Andrei Petzinger
Andrei Petzinger
One Stop Shop
Andrei Petzinger
One Stop Shop

Prêmios

Prêmio - 1
Prêmio - 2
Prêmio - 3
Prêmio - 4

Conheça a Unochapecó

O projeto do Pollen Parque Científico e Tecnológico foi desenvolvido para ampliar o envolvimento da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) com a comunidade - que já ocorre por meio dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, dos programas de extensão e dos projetos de pesquisa.
Conheça a Unochapecó

A Unochapecó é uma instituição comunitária, profundamente identificada com o desenvolvimento regional e muito atenta às necessidades da população
e das organizações situadas em sua região de abrangência.

Nascida da iniciativa de lideranças locais, com o intuito de garantir a oferta de educação à população da região, há 52 anos vem contribuindo ativamente com o desenvolvimento
do Oeste catarinense, por meio da formação de profissionais qualificados, da educação continuada para profissionais
e lideranças, da produção e publicação de novos conhecimentos, do desenvolvimento de ações comunitárias voltadas à promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural, esportivo e da saúde, além de ações de assistência social.

Nos últimos anos, a Unochapecó vem priorizando investimentos na sua modernização e na sua aproximação com o setor produtivo e com as organizações sociais, aprimorando seus instrumentos de apoio ao desenvolvimento, com foco na inovação tecnológica, na agilidade e na qualidade dos serviços que presta e na transformação das pessoas como um modo privilegiado de promover o desenvolvimento.

Conheça a Rede Catarinense de Inovação

Conheça a Rede Catarinense de Inovação - 1

O Pollen Parque Científico e Tecnológico é um dos 15 centros de inovação que fazem parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Essa Rede é uma iniciativa do Governo do Estado para colocar Santa Catarina em evidência no cenário nacional e internacional, e faz parte de um esforço conjunto para a diversificação da matriz econômica estadual.

A Rede Catarinense de Centros de Inovação é um projeto desenvolvido desde 2008, e tem intenção de desenvolver e tornar os Centros de inovação capazes de atuar como “hub de inovação regional”, ou seja, um local de referência para quem busca soluções para empreender e inovar. 

Conheça a Rede Catarinense de Inovação - 2
15
centros de inovação
Mapa